Nokia

História
As raízes da Nokia estendem-se até ao ano de 1865 com o estabelecimento duma empresa da indústria florestal no Sudoeste da Finlândia pelo engenheiro de minas Fredrik Idestam. Noutro local, o ano de 1898 testemunhou a fundação da Finnish Rubber Works Ltd. e, em 1912, começou a funcionar a Finnish Cable Works. Gradualmente, a propriedade destas duas empresas e a da Nokia começou a deslizar para as mãos de apenas alguns proprietários. Finalmente em 1967 as três empresas foram fundidas para formar a Nokia Corporation.No início dos anos 1980, a Nokia fortaleceu a sua posição nos mercados das telecomunicações e da electrónica de consumo pela aquisição da Mobira, Salora, Televa e Luxor da Suécia. Em 1987, adquiriu as operações de electrónica de consumo e parte do negócio de componentes da Standard Elektrik Lorenz da Alemanha, bem como a empresa francesa de electrónica de consumo Oceanic. Em 1987, a Nokia também adquiriu a empresa suíça de maquinaria para cabos Maillefer.No fim dos anos 1980, a Nokia tornou-se a maior empresa escandinava de tecnologias da informação pela aquisição da divisão de sistemas de dados da Ericsson. Em 1989, procedeu a uma significativa expansão da sua indústria de cabos para a Europa Continental por aquisição da empresa de cabos holandesa NKF. Desde o início dos anos 1990, a Nokia concentrou-se no seu negócio nuclear, as telecomunicações, por alienação das suas operações de tecnologias da informação e de indústria básica


Visão e Estratégia
Com o avanço para o mundo móvel, a Nokia permanece comprometida com um forte crescimento, rentabilidade e liderança responsável do mercado. Na Nokia, a estratégia está centrada em actividades concebidas para expandirem as comunicações móveis em termos de volume e valor


Missão e Estratégia
Ao ligar as pessoas, a Nokia ajuda a preencher uma necessidade humana fundamental de ligações e contactos sociais. A Nokia constrói pontes entre as pessoas - tanto quando estão muito afastadas como quando estão frente-a-frente - e também estabelece pontes entre as pessoas e a informação de que necessitam.


Estratégia
Para a Nokia, os clientes continuam a ser a principal prioridade. A focalização no cliente e a compreensão das necessidades do consumidor serão sempre a orientação da postura empresarial, diariamente. A prioridade da Nokia é ser o parceiro preferencial dos operadores, distribuidores e empresas.A Nokia continuará a ser uma empresa em crescimento constante, e continuará a expandir a sua actividade a novos mercados e novas áreas de negócio. A liderança em produtividade, a nível mundial, é um factor crítico para o sucesso no futuro. O objectivo definido para a marca é fazer da Nokia a marca mais empática e apreciada pelos clientes.Em sintonia com estas prioridades, a estratégia de portfolio de negócio da Nokia está centrada em cinco áreas, cada uma delas com os seus objectivos de longo prazo:
- Criar os melhores dispositivos
- Apostar nos serviços de Internet orientados para o consumidor
- Implementar soluções empresariais
- Criar mercado de escala na área de redes
- Expandir os serviços de âmbito profissional
A Nokia estabeleceu três recursos estratégicos em que investirá e que assume como prioritários:
- Marca e design
- Envolvimento e satisfação dos clientes
- Tecnologia e arquitectura


Organização
O grupo Telemóveis fabrica dispositivos móveis de fácil utilização, com muitas e variadas características para os diferentes segmentos do mercado global. Procuramos colocar os clientes sempre em primeiro lugar no processo de criação de produtos e concentram-se principalmente nas vendas das categorias de grandes volumes.
O grupo Telemóveis oferece actualmente telemóveis e outros dispositivos móveis baseados nas seguintes tecnologias celulares globais: WCDMA, GSM/EDGE, CDMA e TDMA.
Pensam que em relação aos telemóveis gerais e centrados na voz, as considerações mais importantes dos clientes são o design, a facilidade de utilização e o preço. E, cada vez mais, a carteira de produtos inclui novas características e funcionalidades concebidas para atrair o mercado de massas, tais como câmaras, Java, MMS e browsers XHTML.


Centros de produção moveis
-Brasil
-China
-Finlândia
-Alemanha
-Grã Bretanha
-Hungria
-Índia
-México
-Coreia do Sul
-EU


Qualidade
Os principais objectivos em termos de qualidade, são:
A Nokia ser a empresa líder em termos de fidelidade de clientes e consumidores
A Nokia ser a empresa líder em qualidade de produtos
A Nokia ser a empresa líder em excelência de funcionamento

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